segunda-feira, 14 de abril de 2014

O maxixeiro é uma planta rasteira, da família das Cucurbitáceas, como as abóboras, o pepino, o melão. É ótima para ser plantada em solo de clima quente ou para ser conduzida em cercas. Super produtiva, rústica, seus frutos com em média 5cms, tem casca verde, são ovalados e possuem espinhos moles, não pontiagudos, com sementes achatadas. De origem africana, o maxixe foi introduzido no Brasil pelos escravos, e já na época do Brasil colônia, era um ingrediente típico da culinária no Nordeste, onde é largamente consumido.
De baixo valor calórico o maxixe contém cálcio, e outros minerais como o fósforo, ferro, sódio e magnésio que servem para manter o equilíbrio dos líquidos corporais e auxikiar na contração muscular. Possui também vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de zinco, mineral muito importante para o funcionamento dos tecidos do corpo. Como elemento fitoterápico é indicado para evitar problemas na próstata, na diminuição dos índices de colesterol, na cicatrização de ferimentos internos e externos.
Ao comprar maxixes escolha os frutos firmes, com cor uniforme e espinhos inteiros. Evite frutos amarelados, que por serem mais velhos tornam-se fibrosos com sementes duras e sabor alterado. Em temperatura ambiente, os frutos murcham e amarelam rapidamente, podendo nser mantidos no máximo por três dias, sem que ele perca a qualidade. Na geladeira, devem ser colocados na parte mais baixa, acondicionados em sacos plásticos, até por uma semana. Se houver formação de gotículas de água no interior da embalagem fure o plástico com um garfo. O maxixe é consumido tradicionalmente na forma cozida ou refogada. Contudo, para aproveitar todos os seus nutrientes, o maxixe deve ser consumido cru, cortado em rodelas, temperado com azeite, limão, cebolinha e pimenta - em forma de salada. Para isso quanto mais verde o maxixe melhor. Se consumido cru o fruto deve ser previamente descascado, raspando o fruto com uma faca ou retirando uma casca bem fina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário